sábado, 18 de dezembro de 2010

Rendas do Delta serão apresentadas no Rio-à-Porter

A moda artesanal do Piauí será destaque no Rio-à-Porter - Salão de Negócios de Moda e Design, evento oficial do Fashion Rio, que acontecerá de 10 a 13 de janeiro de 2011, no Píer Mauá, na capital fluminense.
Desenvolvidas dentro do Projeto Talentos do Brasil, serão apresentados quinze peças da coleção Passarada, confeccionados por artesãs ligadas à Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, de Buriti dos Lopes, na região norte do Estado; e à Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, de Ilha Grande, também no norte do Piauí. Esses grupos produtivos são atendidos pelo Projeto Artesanato da Região Norte, executado pelo Sebrae no Piauí.

As peças da Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, destacam o pássaro galo de campina, o arroz, grande ícone da economia da região; e a história de Buriti dos Lopes. Os bordados são todos em preto e branco e aparecem em saias, vestidos, camisetas, aventais e blusas. A entidade, que foi fundada em 2002, conta atualmente com vinte e seis integrantes.

Já a Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba desenvolveu peças que destaca o pássaro Guará, ave típica daquela região. As rendas também são em preto e branco, com detalhes em laranja e vermelho, aplicadas em saias, vestidos, camisetas, aventais e blusas.


Talentos do Brasil
O Talentos do Brasil pretende fortalecer a produção artesanal de grupos rurais, através da troca de experiências, valorização da identidade cultural e da produção, de forma a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país.


RIO-À-PORTER
O Rio-à-Porter reúne as principais grifes e compradores de diferentes Estados brasileiros e de outros países, promovendo negócios e encontros de marcas e novos clientes.

Tendências de moda são lançados no evento que, a cada edição, se fortalece como uma iniciativa bem sucedida do Grupo Luminosidade, responsável pela realização dos principais eventos ligados à moda no país.


Reportagem: Portal da Clube
Edição: Blog do Pessoa