sexta-feira, 24 de outubro de 2008

TRILHAS NO SERTÃO DO PIAUÍ

ERASMO LEOPOLDO MANDA ESSAS FOTOS DAS TRILHAS EM SANTANA DE PARNAÍBA NO PIAUÍ!
MANUTENÇÃO PREVENTIVA!
TERRA SECA, MATO SECO E JATO D'ÁGUA CRISTALINA AO FUNDO VINDO DO SANGRADOURO DA BARRAGEM!
ENCONTRO P/ TOMADA DE DECISÃO! QUAL TRILHA SEGUIR?
UMA PARADA P/ O LANCHE, QUE NINGUÉM É DE FERRO, SÓ AS MÁQUINAS!
POSIÇÃO DE LARGADA!
ALGUNS TOMBOS FAZEM PARTE DA FESTA!
PARADA P/ TOMADA DE POSIÇÃO E AJUSTES NAS MÁQUINAS!
TEM HORA QUE A SUBIDA É CANSATIVA!
MOMENTO P/ O RELEX, E ESPERA DOS RETARDATÁRIOS!
HOMEM E MÁQUINA, MÁQUINA E HOMEM! QUEM DOMINA QUEM?
PESSOAS BOAS VÃO VIVER P/ SEMPRE! TRILHEIRO VAÍ P/ QUALQUER LUGAR!
A SUBIDA NEM SEMPRE É SÓ MOLEZA!
HORA DO BANHO GALERA! SE NÃO QUANDO CHEGAR EM CASA SUJO APANHA, ESSE JORRO DE ÁGUA DA BARRAGEM É O MÁXIMO!!!
É ISSO AÍ GALERA! FORÇA NA SUBIDA QUE NA DESCIDA É SÓ ALEGRIA!
PARADA P/ TOMADA DE TEMPO!
SERÁ QUE EU SOU O PRIMEIRO? OU EU SOU O ÚLTIMO?
PRIMO ERASMO LEOPOLDO EM SANTANA DO PIAUÍ

















sexta-feira, 17 de outubro de 2008

BELAS PRAIAS DO PIAUÍ

PRAIA DA PEDRA DO SAL
PRAIA DA PEDRA DO SAL
PRAIA DA PEDRA DO SAL
PRAIA PEDRA DO SAL
PRAIA DO COQUEIRO
PRAIA DO COQUEIRO
PRAIA DO COQUEIRO
PRAIA DO COQUEIRO
PRAIA DO COQUEIRO
PRAIA MACAPA NO PIAUÍ
PRAIA DA BARRA GRANDE










quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FAZENDO ARTE

DECIFRA-ME OU TE DEVORO!
EM CADA ROSTO UMA EXPRESSÃO!
AONDE VOCÊ SE ENCONTRA?
UM PASSARO SOLITÁRIO?















quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ARTISTA - MUNDICA FONTES

Profª Mundica Fontes autografando seus livros...vejo alguns amigos do tempo do Premen, amigo Profº Elias, prima Profª Rosimar Albano, Profª Olívia Rufino... saudades de todos.
Público marcando presença no lançamento do livro da prima Profª Mundica Fontes.
Grande público presente ao lançamento do livro da prima Profª Mundica Fontes.
Prima Profª Mundica Fontes em noite de autógrafos...vejo o escritor Heraldo Santos (o cobrinha) a prima Profª Rosimar Albano o Profº Evilásio.
Profª Mundica Fontes agradecendo aos convidados e as homenagens...
Raimunda Fontes de Moura – (MUNDICA FONTES)
n. 25-11-1947 - Picos (PI).
Professora, poetisa e artista plástica.
Formada em Biologia e em Artes Plásticas.
Tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior.
Sócia fundadora da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP.
Tem poemas publicados no “Jornal de Picos”, na “Gazeta Popular” e no “Jornal da Manhã”. Participou de “Mutação” (1985), poemas, editado em Picos.
Ilustrou alguns livros de Fontes Ibiapina.

EVENTO CULTURAL
Amigos prestigiam lançamento do álbum poético de Mundica Fontes
Solenidade foi realizada na noite de quarta-feira, 31 de julho, no auditório da Alerp, e reuniu dezenas de amigos e familiares da professora, bióloga e artística plástica Mundica Fontes
Por José Maria Barros - 02/08/2008
Fotos: Chico Silva
Atendendo convite da direção da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), dezenas de amigos e familiares da professora, artística plástica e poetisa Raimunda de Moura Fontes, popularmente conhecida como Mundica Fontes, compareceram ao lançamento do livro álbum poético, o primeiro da autora.
A solenidade foi realizada às 20 horas da última quarta-feira, 31 de julho, no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”.
O evento solene foi presidido pelo presidente interino da Alerp, psicólogo Evilásio Moura e reuniu poetas, escritores, jornalistas, atores, cantores, autoridades como o vereador Antônio Evandro Reis Antão e o presidente da União Picoense de Escritores (UPE), Vilebaldo Rocha; empresários, intelectuais e familiares de Mundica Fontes, dentre os quais o seu pai, Antônio de Moura Ibiapina (Pebinha), de 82 anos de idade.
Durante a solenidade, foram realizadas várias apresentações, começando por uma homenagem da professora Olívia Rufino à sua amiga Mundica Fontes. Em seguida, o presidente da UPE, Vilebaldo Rocha, falou da importância da obra e destacou o trabalho executado por Mundica Fontes na descoberta de novos artistas em Picos e na região. “Este álbum poético veio coroar o trabalho dessa grande batalhadora pela cultura”, ressaltou.
Ao lado do garoto Romildo, o ator Nonato Fontes fez uma encenação que empolgou o público presente. Em seguida, falaram a acadêmica Francelina Macedo, que também destacou a importância da obra de Mundica Fontes; o presidente licenciado da Alerp, jornalista Chaguinha, que leu o texto Quem é Mundica Fontes?, de sua autora, e que está inserido na contracapa do livro e o atual presidente da Alerp, Evilásio Moura, que ressaltou aquele momento como de grande valia para a cultura picoense e aproveitou para anunciar suas principais propostas à frente da entidade.
Emocionada com a presença de tantos amigos, Mundica Fontes falou sobra a obra álbum poético e relembrou momentos marcantes de sua vida, como, por exemplo, a passagem pelos movimentos religiosos, culturais e ecológicos.

“Neste mundo tão perturbado e globalizado, reunir esse expressivo número de amigos me deixa feliz e convicta de que os frutos que plantei deram resultados”, resumiu.
A solenidade foi encerrada com todos os presentes de mãos dadas ao som da música “amigo”. Em seguida, enquanto Mundica Fontes autografava os livros e Monise Borges cantava, era servido um coquetel de confraternização.

Matéria impressa do PORTALFCS.COM.BR no
link:http://www.portalfcs.com.br/home.php?c=nd&id=3414

Edilmar Leão-(Picos-Piauí)
Blog:http://leaodopiaui.blogspot.com
http://www.recantodasletras.com.br/ (Autor - LEÃO)
Guarulhos/SP - 15/10/2008.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

DELTA DO PARNAÍBA - PIAUÍ

ENCONTRO DAS ÁGUAS DO RIO PARNAIBA COM O RIO POTY
DUNAS DO DELTA
LAGOA DO PORTINHO EM PARNAÍBA
BARCOS NO DELTA
DONAS E MANGUE DO DELTA
DONAS DO DELTA
DUNAS DO DELTA
TURISTAS NAS DUNAS DO DELTA
DUNAS DO DELTA
DUNAS DO DELTA
BARCOS NO DELTA










ATOR - LEÃO SOMBRA DO NORTE FONTES


VULTOS PICOENSES (1)
Para começar, falo do teatrólogo, folclorista, contista, poeta e ator, sobretudo ator, Leão Sombra do Norte Fontes, nascido em Picos (no lugar “Vaca Morta”), no dia 27 de outubro de 1928.
Hoje mora em Brasília, aliás, já há bastante tempo. Não sei o que significou sua mudança para Brasília. Só sei que, no Piauí, especialmente em Teresina, onde estudou no Colégio Diocesano, participou de vários movimentos estudantis e artísticos, tendo uma ação destacada no teatro. Foi Diretor da Casa Anísio Brito e supervisor do Movimento de Educação de Base. Já em Picos, ainda adolescente, deu início à sua trajetória teatral dirigindo e encenando o Auto do Reisado, na Fazenda Vaca Morta e arredores da data Samambaia, de propriedade de sua família há mais de 300 anos.
O “Reisado” era dirigido por Sombra do Norte e composto por alguns irmãos e primos seus, formando o grupo “Teatro do Reisado Leão do Norte”. Embora mais velho do que Sombra, quem sabe se o famoso escritor e teatrólogo Fontes Ibiapina não teria trabalhado nesse “Reisado”? Além de orador oficial nas reuniões e festas do Colégio Diocesano e o seu Grêmio Estudantil, Sombra do Norte participa no meio teatral de declamações, enquetes e pequenas dramatizações do Centro Estudantil e Teatro dos Moços Católicos, sob os auspícios do Arcebispo Metropolitano, D. Avelar Brandão Vilela.
Em Teresina, um dos primeiros homens de teatro com quem manteve contato (e depois amizade estreita), foi com o Antônio Santana e Silva. A partir de então, ingressa no “Teatro 4 de Setembro”, onde participou de vários espetáculos. Alguns deles foram destacados por Leão Sombra do Norte Fontes, numa entrevista que mantive com o teatrólogo, por ocasião do lançamento de meu livro “Por que Petrônio não Ganhou o Céu”, na Academia Taguatinguense de Letras, da qual Sombra do Norte faz parte:
1. “Dorinha”, monólogo.

No auge da tragédia o irmão de Dorinha esfaqueia o namorado dela; foi quando uma moça da platéia levantou-se e gritou:- “Êta macho pai-d’égua!” E houve então um suspense na assistência, após o que o espetáculo continuou – lembra Leão Sombra do Norte Fontes.
2. “Confissão de Caboclo”, monólogo

- poema trágico de Zé da Luz. Durante a recitação houve outro “qüiproquó” por intervenção verbal da platéia, prova de que esta era participativa e o teatro vivo e vibrante naqueles primeiros anos.
3. “Tragédia do Gólgota”, 1962,

em cuja encenação Sombra do Norte fez três papéis, entre os quais o de Longuinho, soldado romano que traspassou o lado de Cristo com uma lança e ficou cego naquele momento. Quando Sombra do Norte “transvasou” o lado de Cristo com a lança, uma moça da platéia tirou o próprio sapato e atirou-o contra Longuinho, gritando: “Cristo Amado! Miserável! Infeliz! Estás matando Cristo!”
“O teatro é uma arte muito efêmera”, diz o teatrólogo português Luís Miguel Cintra, ao receber agora o “Prêmio Pessoa 2005”.

Não fosse a prodigiosa memória de Leão Sombra do Norte Fontes para contar essas minúcias, do que então se faria a história do teatro? Apenas relacionando peças e mais peças, atores e mais atores, representações e mais representações em tais e tais lugares? Prêmios mais prêmios, em tais e tais festivais. Não, pois isto seria pouco. Sombra do Norte faz parte da história do nosso teatro.

*Francisco Miguel de Moura é escritor brasileiro, mora em Teresina
e-mail : franciscomigueldemoura@superig.com.br
#Edilmar Leão é Técnico Agrícola e escritor amador Picoense, mora em Guarulhos/Sp. Filho de Edmar Alves de Sousa Leão primo de Leão Sombra do Norte.
e-mail :
leaosantos@itelefonica.com.br


O patrono e acadêmico fundador da Academia de Letras de Taguatinga, Leão Sombra do Norte Fontes, foi agraciado pelo governador do Piauí com a maior comenda daquele estado.
Trata-se da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Grau de Oficial, concedida aos 22/10/2009, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na 3ª Edição da Festa Conjunta Piauí/Brasília, comemorativa ao 187º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil. Dia 27 de outubro Leão Sombra do Norte comemorou seus 84 anos. Receba os parabéns da ACLAP