segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mosca Branca está dizimando plantações de caju no Piauí

CAJUCULTURA

Mosca Branca está dizimando plantações de caju no Piauí
As perdas já chegam a 80% da produção, segundo os produtores

Da Redação - 21/11/2008


Uma praga conhecida como mosca branca está dizimando as plantações de caju dos municípios da região de Picos. As perdas já chegam a 80% da produção, segundo os produtores que estiveram ontem na Federação da Agricultura no Piauí. Desesperados, eles disseram que as autoridades nada estão fazendo para resolver o problema que pode piorar.

Segundo Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha, o “Caú”, presidente da entidade, o problema é mais grave no município de Santo Antônio de Lisboa, que é conhecido como a Capital Brasileira do Caju. Os produtores que estiveram na Federação informaram que a produção diária do município variava entre 10 mil e 15 mil caixas que eram exportadas, sem contar a produção destinada as indústrias situadas na região. Hoje apenas 20% estão sendo aproveitados.

A mosca branca, segundo os produtores Gaudêncio Cipriano da Silva e Enierson Pedro de Carvalho, ataca a placa pela parte de baixo da folha. Em pouco tempo ela suga toda a seiva da planta que termina morrendo. Quando a planta é muito atacada pela mosca, ela fica com uma coloração diferente e dá para se ver de qualquer parte da plantação.

Gaudêncio disse ainda que a praga vem dos municípios do Ceará e que se nada for feito em pouco tempo vai atingir outras plantações com a mesma intensidade. “Há cerca de cinco anos esta praga apareceu de repente, mas foi logo exterminada”, afirmou Gaudêncio.

O pior é que o Governo do Estado, segundo os produtores, já encaminhou inseticida e pulverizadores para a região, mas não foi nenhum técnico para ensinar os produtores a aplicar o produto e os galões de inseticida estão nas plantações há mais de 20 dias sem utilidade enquanto a mosca branca dizima os poucos cajueiros anões precoce ainda existem na região.

“Caú” disse que esteve com o governador Wellington Dias e que o chefe do Executivo prometeu tomar as providências, mas ele pede ainda que a Emater e de outros órgãos procure se inteirar dos fatos imediatamente para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Fonte: diariodopovo-pi

Nenhum comentário: